Design e sustentabilidade é tema de palestra na UFU

O evento acontece dia 16/11

Publicado em 11/11/2015 às 08:01 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:11

A Coordenação do curso de Design, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design (FAUeD), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), promove a palestra "Design para o comportamento sustentável". O evento ocorre dia 16/11, às 14h, no anfiteatro do Bloco 5R C e D no Campus Santa Mônica, da UFU. Podem participar estudantes e profissionais de Arquitetura e Urbanismo e Design, além de interessados, da sociedade em geral, no tema "Sustentabilidade".

A palestra será ministrada por Aguinaldo dos Santos, pós-doutor em Design Sustentável e professor do curso de Design da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

No evento serão abordadas questões a respeito das contribuições do design na mudança de comportamento da sociedade seguindo padrões sustentáveis. Os organizadores do evento informam que as inscrições são limitadas e devem ser feitas através do e-mail: cocde.ufu@gmail.com até dia 15 de novembro.

Palestrante

Aguinaldo dos Sabtos é Técnico em Mecânica de Automóveis pelo SENAI/PR (1984), tem graduação em Engenharia Civil pela UFPR (1992), mestrado em Engenharia pela UFGRS (1995), doutorado em Gestão da Produção pela Salford University (1999) e Pós-doutorado em Design Sustentável pelo POLIMI, Milano (2009). É bolsista produtividade nível 2 do CNPq onde coordenou o Comitê Assessor de Design de 2005 a 2007. Foi professor visitante da Escuela Militar del Ecuador (Equador) e da Strathclyde University (Escócia) e do Mestrado em Design Estratégico do Politecnico di Milano (Itália).

É professor do Departamento de Design da Universidade Federal do Paraná desde 2002, tendo atuado no Mestrado em Construção Civil (2000 a 2011) e Mestrado em Design (2005 até o presente). Foi coordenador de Transferência de Tecnologia da Agência de Inovação da UFPR de julho de 2009 a julho de 2010 e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Design da UFPR entre agosto de 2011 e agosto de 2013. É membro do conselho editorial dos periódicos Product (IGDP), Revista Tecnologia e Sociedade e International Journal of Disaster Resilience in the Built Environment, além de revisor ad hoc dos periódicos Ambiente Construído, Construction Management & Economics, Design em Foco, Estudos em Design, Journal Household and Personal Care Today, Journal of Construction on Developing Countries e Produção. Sua área de atuação inclui a lean production e o design para a sustentabilidade, tendo como objeto de pesquisa principal a habitação de interesse social e sistemas produto+serviço. É coordenador do Núcleo de Design & Sustentabilidade da UFPR desde 2002.

Nome do Responsável
Curso de Design, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design (FAUeD)
auditórios C e D do bloco 5R no Campus Santa Mônica, da UFU
Data do Evento