“Pedras, plantas e outros caminhos”

Data de Publicação: 12/12/2013 - 12:01

Por Jussara Paola Coelho dos Santos

Documentário aborda formas de tratamentos psíquicos
Jussara Coelho No último dia 19 de dezembro, aconteceu o lançamento do filme “Pedras, plantas e outros caminhos”, no anfiteatro do Bloco 5R na UFU, campus Santa Mônica. O documentário foi realizado por um coletivo de estagiários e ex-estagiários de Acompanhamento Terapêutico (ATs), sob a coordenação do Instituto de Psicologia da UFU, em parceria com o núcleo de produção, da TV Universitária UFU. Segundo o professor Ricardo da Silveira, docente do Instituto de psicologia, o filme conta a história da relação entre uma acompanhante terapêutica (AT) e seu acompanhado, um paciente do Capsad (Centro de Atenção Psicossocial – álcool e outras drogas), morador de rua e usuário de múltiplas drogas. O documentário pretende ser uma crítica e problematização das formas manicomiais de tratamento para pessoas com grave sofrimento psíquico e em grande vulnerabilidade social. Clique aqui para assitir ao trailer de "Pedras, plantas e outros caminhos"