30/07/2021 - 13:26 - Atualizado em 02/08/2021 - 16:10
‘Team UFU’ é uma das 16 melhores equipes em competição que simula o Tribunal Penal Internacional
Estudantes do Grupo de Estudos e Pesquisa em Direito Internacional (GEPDI) participaram do Nuremberg Moot Court Competition, evento promovido por universidade alemã
Julia Alvarenga

Os discentes Laura Nicoli, Pedro Azevedo e José Carlos Filho fizeram parte da Equipe de Acusação na rodada preliminar do Nuremberg Moot Court Competition. (Foto: Arquivo pessoal)

Alunos da graduação e pós-graduação em Direito da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) participaram do Nuremberg Moot Court, competição vinculada à Universidade de Erlangen-Nürnberg, da Alemanha.

O evento é uma simulação de um Tribunal Penal Internacional e conta com a participação de grupos de vários lugares do mundo. O “Team UFU” foi representado por Augusto Carrijo, Pedro Azevedo, Igor Vieira, Laura Nicoli e José Carlos Filho.

Na rodada preliminar da competição, a equipe enfrentou universidades dos Estados Unidos e da Alemanha e, entre 50 times, se classificou em 10º lugar. O “Team UFU” fez parte das 16 melhores equipes do Nuremberg Moot Court.

A atividade foi uma das iniciativas do Núcleo de Moot Courts do Grupo de Estudos e Pesquisa em Direito Internacional (GEPDI), coordenado pelos professores Tatiana Squeff e Thiago Paluma, da Faculdade de Direito (Fadir) da UFU.

“Inicialmente a competição contava com por volta de 150 equipes e termos ficado entre as 10 melhores é uma sensação muito boa de dever cumprido”, relata Augusto Carrijo, coordenador do Núcleo de Moot Courts do GEPDI. “Quero muito levar o nome da UFU pro lugar mais alto dessas competições. Sei que temos essa capacidade”, completa.

Os alunos Augusto Carrijo e Igor Vieira compuseram a Equipe de Defesa na rodada preliminar. (Foto: Arquivo pessoal)

Inaugurado em 2021, o Grupo de Estudos e Pesquisa em Direito Internacional tem o objetivo de estimular a aproximação dos discentes da graduação e da pós-graduação em Direito e Relações Internacionais com a prática internacional.

Tatiana Squeff explica que a participação no Nuremberg Moot Court colabora com o desenvolvimento de habilidades de argumentação jurídica e oratória, especialmente na língua inglesa.

“Os discentes atuam como se fossem membros da promotoria e da defesa de um caso fictício em análise pelo Tribunal Penal Internacional, criando e sustentando argumentos tanto de maneira escrita como oral, perante uma banca ‘qualificadíssima’ de juízes, que inclui, inclusive, advogados, promotores e juízes do próprio tribunal”, afirma a professora.