Jornalismo

'Filhas de Vênus': conheça o livro-reportagem que conta histórias de mulheres no mundo da prostituição

O projeto experimental foi desenvolvido por estudantes de Jornalismo da UFU

Publicado em 28/07/2021 às 16:42 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:51

Capa do livro, disponível de forma gratuita e online (Arte: Eduardo Gomes)

O livro-reportagem “Filhas de Vênus: histórias de quem faz do sexo seu ganha-pão” conta a história de três mulheres que estão inseridas no mundo da prostituição. Desenvolvido por estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), o livro traz relatos de profissionais do sexo sobre suas trajetórias.

"Filhas de Vênus" é um projeto experimental que envolveu, além do livro, o podcast chamado Amigas de Vênus. Contando com três episódios, o grupo aborda diferentes temas relacionados à prostituição, como direito, sáude e feminismo. O projeto foi desenvolvido pelos estudantes Amanda Marques, Giovanna Cavalcanti, Heitor Gomes, Tuila Tachikawa, sob coordenação da professora Ana Spannenberg, da Faculdade de Educação (Faced) da UFU.

O nome “Filhas de Vênus” foi criado em referência a um fato histórico. “Na Roma Antiga, as prostitutas eram associadas a Vênus, deusa do amor, da sexualidade e da beleza na mitologia. ‘Filhas’ se refere à relação entre as trabalhadoras sexuais e a deusa, mas também traz a ideia de que as trabalhadoras sexuais são filhas de outras mulheres que não têm medo de explorar a própria sexualidade”, explica Amanda Marques.

A aluna conta que a proposta do grupo foi mostrar quem são as pessoas por trás do trabalho: “Esperamos que esse projeto colabore em uma visão mais humanizada das profissionais do sexo, que ele ajude quem tiver contato com nossos produtos a enxergar a pessoa por trás da profissional, da puta – como discutimos no podcast”.

Se interessou pelo tema? Saiba mais no SITE do projeto. Você pode conferir o livro online e gratuitamente na AMAZON ou no GOOGLE LIVROS. O podcast está disponível no SPOTIFY, também com livre acesso.

Palavras-chave: Jornalismo livro podcast Prostituição Vênus