Iarte

Curso de Teatro promove encontro entre seus alunos atuais e egressos

Realizado de forma on-line, evento abordou temas referentes ao mundo artístico

Publicado em 05/07/2021 às 12:33 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:25

Segunda edição do encontro reuniu egressos de diversas partes do Brasil. (Imagem: Divulgação)

No último mês, foi promovido na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) o 2° Encontro de Egressos do Curso de Teatro. Realizado de forma on-line, o evento teve como objetivo criar um diálogo mais próximo entre a UFU, atuais discentes e egressos do curso. A fim de colocar em debate suas respectivas experiências na carreira teatral, o projeto foi desenvolvido como atividade da disciplina “Projetos Interdisciplinares II”, orientada pela professora Renata Bittencourt Meira.

Ao todo, o Teatro UFU já formou 248 atores. Nesta segunda edição do evento, o projeto conseguiu contactar 88 desses egressos, que, além de responderem a um formulário de atualização, também participaram das atividades. O último encontro reuniu alunos e ex-alunos que residem em diversas partes do Brasil e, até mesmo, no exterior.

De acordo com a professora, a primeira edição, realizada em 2019, reuniu 34 egressos e explorou as seguintes temáticas: “Conexões - eletrônica, humana, produção de conhecimento”; “Exclusão da Arte no Contexto Contemporâneo” e “O princípio transgressor da arte na tendência conservadora”. Já nesta nova, 19 egressos participaram da discussão, que foi norteada por outros três temas: “Empregabilidade do profissional artista”; “O artista em momentos de crise” e “Graduação e inserção no mercado de trabalho e cultural”.

“A interação entre os estudantes em curso e os egressos foi estimulante para todos, nos dois encontros”, revela Bittencourt. Sobre a pesquisa realizada na segunda edição do encontro, ela informa que “o formulário de atualização respondido pelos egressos resultou em um mapa com a localização da cidade de origem e os seus locais de trabalho, além de dados sobre a situação de trabalho no contexto da pandemia”.

Ainda de acordo com a docente, a ideia é que, a partir das informações obtidas nos formulários distribuídos e respondidos durante os encontros, seja desenvolvido um site com o intuito de compartilhar os resultados dessas pesquisas e fortalecer o intercâmbio, as trocas, as redes de atividades e ações possíveis entre estudantes e profissionais de teatro.

2° Encontro de Egressos do Curso de Teatro-UFU. (Imagem: Divulgação)

Palavras-chave: #Teatro UFU encontro