Uberlândia registra maior alta para o mês de maio em oito anos

Dados levantados pelo Cepes/UFU mostram que cidade apresentou variação de 0,89% no Índice de Preços ao Consumidor, no mês passado

Publicado em 22/06/2021 às 19:11 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:25

Neste mês, a divulgação foi realizada pela modalidade de vídeo e pode ser assistida no canal oficial do IERI//UFU no YouTube. (Imagem: Divulgação)

O Centro de Estudos, Pesquisas e Projetos Econômico-sociais da Universidade Federal de Uberlândia (Cepes/UFU) divulgou, nesta terça-feira (22/06), os resultados do Índice de Preços ao Consumidor de Uberlândia (IPC) referente ao mês de maio de 2021. O índice apresentou variação de 0,89%, ficando 0,51 ponto percentual (p.p.) acima da taxa registrada em abril de 2021 (0,38%). Desde 2013, esta é a maior taxa registrada em um mês de maio. No ano, a variação acumulada do IPC chegou a 3% e, nos últimos 12 meses, alcançou a marca de 8,81%. A divulgação dos resultados aconteceu por meio da plataforma do YOUTUBE.

Sete dos nove grupos apresentaram elevações de preços. Entre eles, três se destacaram. O primeiro foi o grupo “Habitação”, que apresentou um aumento médio de 1,69%, resultando em um impacto de 0,32 p.p. no índice. O item que mais impactou no aumento de preços deste grupo foi “Energia elétrica residencial”, com variação de 5,58%, causada pela mudança da bandeira tarifária amarela para vermelha patamar um.

O segundo grupo foi o de “Transportes”, com variação de 1,55% e impacto de 0,31 p.p. no índice. A principal variação dentro deste grupo foi proveniente do item “Combustíveis para veículos”, com um aumento de 3,85%. Por fim, o terceiro grupo que se destacou pelos aumentos de preços foi o de “Vestuário”, com variação de 4,23% e impacto de 0,23 p.p. no índice. As principais variações foram provenientes dos itens “Roupa masculina” (5,20%), ”Roupa feminina” (5,21%) e “Roupa infantil (5,26%), impulsionadas pela mudança de estação. Para consultar o balanço completo da inflação no mês de maio, basta acessar o BOLETIM DO IPC.

Inflação de Uberlândia ficou em 0,89%, no mês de maio. (Imagem: Boletim IPC-Cepes/Maio 2021)

Cesta básica

O Cepes também divulgou o Boletim Cesta Básica de Alimentos de Uberlândia (CBA). O gasto mensal com a CBA em maio de 2021 foi de R$ 529,85, apresentando um valor 0,13% inferior ao registrado em abril de 2021 (R$ 530,55). Em 2021, a CBA acumula uma queda de 3,20%, porém ela ainda está 15,74% mais cara do que em maio de 2020, pressionada principalmente pelos preços das carnes.

As maiores reduções de preços no mês foram na banana (9,66%), no café (2,80%), na farinha de trigo (2,61%) e na batata (2,30%). Já os maiores aumentos vieram da margarina (2,83%), da carne (1,66%) e do leite (1,45%). Para consultar os números completos da cesta, basta acessar o BOLETIM DA CESTA BÁSICA DE ALIMENTOS.

Os itens que compõem a Cesta Básica de Alimentos foram definidos pelo Decreto Lei nº 399, de 30 de abril de 1938, e consideram produtos alimentícios em níveis suficientes para garantir, por um mês, o sustento e bem-estar de um trabalhador em idade adulta.

Pesquisa realiza o acompanhamento mensal da evolução de preços de 13 produtos de alimentação. (Fonte: Cepes, Pesquisa Mensal de Preços, Maio 2021)

Cepes

O Cepes foi criado em 1977 e é um órgão vinculado ao Instituto de Economia e Relações Internacionais (IERI). O Cepes/UFU iniciou os estudos do IPC na cidade de Uberlândia em 1979. Atualmente, é realizada a pesquisa de 235 subitens em mais de 500 estabelecimentos. O foco é centrado em famílias com rendimento monetário de um a cinco salários mínimos.

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU

Palavras-chave: pesquisa Economia Índice Preços Consumidor IPC CEPES UFU boletim maio