IPC

IPC de março apresenta variação de 0,70%

Apesar da diminuição em relação ao mês passado, alguns produtos sofreram inflação significativa

Publicado em 21/04/2021 às 12:45 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:26

Apresentação dos dados foi realizada pelo pesquisador Carlos Henrique Cássia Fontes. (Imagem: Divulgação)

O Centro de Estudo, Pesquisas e Projetos Econômico-Sociais da Universidade Federal de Uberlândia (Cepes/UFU), vinculado ao Instituto de Economia e Relações Internacionais (Ieri/UFU), divulgou, na última segunda-feira (19/04), os boletins do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) e do Boletim da Cesta Básica de Alimentos (CBA) de Uberlândia (MG), referente ao mês de março deste ano.  A apresentação dos dados foi realizada por meio de webinar, apresentado por Carlos Henrique Cássia Fontes, um dos pesquisadores do Cepes.

Em março de 2021, o Índice de Preços ao Consumidor de Uberlândia apresentou variação de 0,70%, taxa levemente inferior à registrada no mês anterior (0,72%). Neste ano, isto é, de Janeiro a Março de 2021, a variação acumulada foi de 1,70%. Além disso, a variação acumulada dos últimos 12 meses foi de 6,67%.

Para o cálculo do índice do mês, foram comparados os preços coletados no período de 1º a 31 de março de 2021 com os coletados de 1º de a 26 de fevereiro de 2021. Os 235 subitens que compõem a estrutura da cesta de consumo do IPC-CEPES são coletados mensalmente em mais de 500 informantes/estabelecimentos em Uberlândia.

Fonte: Boletim IPC-Cepes Abril 2021

Com variações positivas (alta nos preços) em comparação ao mês de fevereiro, os seguintes grupos apresentaram os maiores números no mês de março: o Grupo 5 (Transportes) que obteve variação de 3,45%. O Grupo 2 (Habitações) com 0,83% de variação e, por fim, o Grupo 4 que variou 1,50%. No entanto, é importante lembrar que também houve grupos com variação negativa (queda nos preços), são eles: Grupo 1 (Alimentação e Bebida) com queda de -0,72% e o Grupo 6 (Saúde e Cuidados Pessoais) com queda de -1,07%.

Cesta Básica de Alimento (CBA)

Apresentando um valor inferior ao registrado em fevereiro (R$548,04), o gasto mensal da Cesta Básica de Alimentos (CBA) de Uberlândia no mês de março foi de R$527,48. Dessa forma, a cesta básica marcou uma variação de -3,75% no mês de referência.

Fonte: Boletim CBA-Cepes Abril 2021

Analisando o gasto mensal por produto que compõe a cesta básica de Uberlândia, salienta-se o comportamento da Batata (-22,35%), da Banana (-19,59%) e do Tomate (-16,17%) que apresentaram as maiores reduções de preços. Por outro lado, os maiores aumentos foram verificados no Café (3,08%) e na Carne (2,96%).

Fonte: Boletim CBA-Cepes Abril 2021

Foi divulgada, também, a estimativa de salário mínimo para manutenção de uma família constituída por dois adultos e duas crianças (ou três adultos). Em Uberlândia, o valor ficou em R$ 4.431,37. Ademais, o resultado do mês mostra que o salário mínimo oficial (R$ 1.100,00) equivale a 24,82% do salário mínimo necessário do mês para a cidade de Uberlândia.

Para consultar o balanço completo do mês de outubro, acesse BOLETIM DO IPC ou BOLETIM DA CESTA BÁSICA.

Palavras-chave: IPC-CEPES Cesta Básica Economia