Ciência

Cientista da Química estuda aplicação de nanocompósitos na área de energia e como sensores

Edson Nossol, PQ-2, está na série Produtividade em Pesquisa

Publicado em 23/04/2021 às 16:57 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:51

Edson Nossol tem experiência na área de química de materiais, com ênfase em inorgânica e eletroquímica (Foto: arquivo do pesquisador/ Arte: Viviane Aiko)

O grupo de pesquisa do professor Edson Nossol estuda materiais muito pequenos, em escala nanométrica, que podem ser utilizados na produção de baterias e sensores. Vinculado ao Instituto de Química da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), ele é um dos novos bolsistas do CNPq que apresentamos na série Produtividade em Pesquisa. Acompanhe!

Edson Nossol, PQ-2

Possuo graduação, mestrado e doutorado em Química pela Universidade Federal do Paraná, com período sanduíche na Monash University, Melbourne, Austrália. Atualmente sou professor adjunto nível III na área de inorgânica no Instituto de Química da UFU.

Tenho experiência na área de química de materiais, com ênfase em inorgânica e eletroquímica, atuando principalmente nos seguintes temas: filmes compósitos entre grafeno/hexacianoferratos e nanotubos de carbono e azul da Prússia, visando a aplicações em sensores, dispositivos eletrocrômicos, catalisadores, baterias e supercapacitores.

O que você pesquisa?

O Grupo de Química de Materiais Inorgânicos Nanoestruturados (GQMIN) está situado no Instituto de Química da UFU e trabalha na síntese e aplicação de nanocompósitos multifuncionais em escala nanométrica, como os hexacianoferratos metálicos, e aqueles baseados em carbono, como o grafeno e os nanotubos de carbono.

Nanocompósitos multifuncionais são materiais cujas aplicações não estão restritas a apenas uma área, mas que podem ser aplicados em diferentes segmentos, como é o caso dos hexacianoferratos, que podem ser utilizados nas áreas médica, de sensoriamento, armazenamento e geração de energia, descontaminação de água e dispositivos ópticos.

A atuação do GQMIN ocorre principalmente na aplicação desses materiais na área de eletroquímica, como sensores para detecção de diferentes espécies em fármacos, bebidas, água, cosméticos e produtos de limpeza.

Outra aplicação importante do grupo está centrada na área de energia, como no desenvolvimento de baterias mais leves, transparentes e com melhor desempenho no processo de carga/descarga.

Por que a sua pesquisa é importante para a ciência e para a sociedade?

O desenvolvimento de novos materiais para o armazenamento de energia com características como leveza e custo reduzido podem permitir o uso de sistemas eletroquímicos em localidades remotas. Além disso, o armazenamento de energia para a produção de eletricidade no Brasil depende majoritariamente da sazonalidade dos regimes hidrológicos, pois não há dispositivos armazenadores de energia eficientes.

A confecção de novos eletrodos para sensores pode permitir o uso de técnicas eletroquímicas em dispositivos portáteis de análise, aumentando a precisão e sensibilidade, com maior capacidade de análise (frequência analítica) e facilidade de operação a um custo baixo.

Palavras-chave: Série Produtividade em Pesquisa Divulgação Científica Ciência UFU Química