UFU indica estudantes para encontro com ganhadores de Prêmio Nobel

Além da possibilidade de interação, evento será exibido para a comunidade em geral

Publicado em 18/03/2021 às 14:16 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:51

Anote na sua agenda: 8 de abril, das 10h às 13h, acontecerá o Encontro virtual com dois laureados com o Prêmio Nobel. Eles vão falar sobre “O Valor da Ciência”. Em tempos de crise sanitária, econômica e social, o evento é uma oportunidade para representantes da comunidade científica brasileira e estudantes de ensino superior debaterem sobre a importância da ciência com os premiados.

O encontro é uma realização da Academia Brasileira de Ciências (ABC), em parceria com a Nobel Prize Outreach (área de comunicação da Fundação Nobel). Ele será transmitido pelo YouTube e Facebook (os endereços ainda não foram divulgados).

Serão duas etapas. Primeiro, May-Britt Moser (Nobel de Medicina em 2014) e Serge Haroche (Nobel de Física em 2012) apresentarão suas perspectivas em um formato de entrevista.

Em seguida, serão realizadas duas mesas-redondas com a participação de estudantes de graduação e pós-graduação, que terão a oportunidade de interagir com os ganhadores do Prêmio Nobel.

Conforme solicitação dos organizadores, a UFU indicou um aluno e uma aluna com capacidade para uma boa comunicação em inglês (um da graduação e outro da pós-graduação) que vão concorrer para participar diretamente do encontro. Os indicados são: Bruna Malagoli, doutoranda em Ciências da Saúde, e Victor Hugo Dorigon, graduando em Administração.

“Foi com imensa alegria que recebi a indicação para participar deste evento de tamanha relevância no meio acadêmico nacional e internacional. Especialmente nos últimos meses, a ciência tem se destacado como a maior fonte de esperança por dias melhores. Nesse contexto, é enorme a responsabilidade de bem representar a nossa Universidade. Buscarei ratificar nosso compromisso permanente com a excelência na pesquisa e no desenvolvimento científico”, afirma Malagoli.

Dorigon também destacou a importância do evento. “Espero tirar o máximo de proveito dessa experiência única. Me sinto honrado em participar de um encontro com as mentes mais brilhantes do campo científico”, comenta.

Serão analisados pela ABC o histórico escolar, currículo e uma carta de recomendação. A seleção para a participação dos estudantes respeitará a distribuição regional e entre as grandes áreas da ciência, além da diversidade da população brasileira. Os nomes dos selecionados pela ABC serão divulgados até o fim do mês de março.

Palavras-chave: ABC Ciências encontro Nobel pesquisa Divulgação Científica