Extensão

Pesquisa sobre saúde da gestante na pandemia da Covid-19 está aberta à participação

E-book gratuito com orientações à saúde da gestante vai ser disponibilizado ao final do questionário

Publicado em 22/10/2020 às 12:08 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:29

Pesquisa da Lamap recebe contribuições até o dia 01º/12. (Arte: Divulgação)

Projeto da Liga Acadêmica de Fisioterapia na Saúde da Mulher e Assoalho Pélvico (Lamap), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), voltado às gestantes surgiu para desvendar como a pandemia está modificando a realidade das mulheres grávidas. Cinco pesquisadoras da Lamap, sendo três estudantes e duas professoras, estão à frente desta pesquisa, que aborda dados sociodemográficos, nível de ansiedade, satisfação em relação ao sistema de saúde, nível de atividade física, qualidade de vida e assoalho pélvico da mulher no período gestacional.

Bárbara Caixeta, integrante da Lamap, conta que, a princípio, a ideia seria mais um quadro para as redes sociais do grupo, mas que a complexidade das alterações biopsicossociais juntamente com os impactos da Covid-19 foram determinantes para o início do projeto. ”Devido à complexidade do tema e às inúmeras possibilidades de abrangência, tornou-se um projeto de pesquisa que, em breve, irá corresponder aos Trabalhos de Conclusão de Curso de uma graduanda e uma pós-graduanda envolvida“, explica.

As participantes terão acesso, no final da pesquisa, ao e-book gratuito "Gestante saudável durante a pandemia da COVID-19" que conterá orientações para a saúde da gestante. Rejane Gonçalves, outra integrante do grupo, informa que o livro digital é uma forma de retribuir o tempo destinado ao preenchimento do questionário. “Esperamos uma grande aceitação e colaboração das gestantes e que o e-book seja esclarecedor e informativo, uma pequena demonstração de cuidado com elas”, comenta.

Basta apontar a câmera do celular para o QR Code para acessar a pesquisa. (Arte: Divulgação)

A pesquisa “A Saúde da Gestante na Pandemia da COVID-19” estará aberta à participação até o próximo dia 1º de dezembro, podendo ser acessada AQUI ou por meio do QR Code da imagem acima. É possível entrar em contato ou acompanhar as novidades deste e de outros projetos da Lamap, na página do grupo no INSTAGRAM.

Palavras-chave: Saúde da Gestante Alterações Biopsicossociais E-book gratuito Lamap UFUContraOCorona