Pular para o conteúdo principal
Saúde

HC-UFU participa da Campanha do AVC nesta semana

Programação conta com simpósio, encontro de pessoas que tiveram AVC e atividade física

Publicado em 25/09/2020 às 15:02 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:29

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é a segunda causa de morte e a primeira de incapacidade no Brasil. De acordo com os especialistas, a prevenção pode evitar 90% dos casos; por isso, a importância  da divulgação de informações sobre a doença, seus fatores de risco, tratamento e necessidade de reabilitação multiprofissional precoce.

Com o objetivo de divulgar estas informações a Rede Brasil AVC realiza, no mês de outubro, a Campanha do AVC. O tema deste ano é "Movimente-se! Uma em cada quatro pessoas terá um AVC ao longo da vida. Não deixe que seja você"!  Em Uberlândia, a campanha está em sua 5ª edição e é promovida pelo Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU), em conjunto com  estudantes, residentes e profissionais de diversas áreas da UFU.

A programação, devido à pandemia da Covid-19, será toda on-line e foi iniciada com o "I Encontro de pessoas que tiveram AVC e seus cuidadores", na noite desta terça-feira (20/10). O encontro foi uma roda de conversa, mediada pela neuropsicóloga Lígia Vilela, sobre o tema "O que o AVC mudou na minha vida?".

Nos dias 23 e 24, será realizado o "V Simpósio do Dia Mundial do AVC" com especialistas renomados que irão discutir assuntos como: "Trombólise no AVCi"; "Alterações neuropsicológicas pós-AVC", "Toxina botulínica na reabilitação pós-AVC", entre outros. As inscrições são gratuitas.

Também como parte da programação haverá a "III Corrida contra o AVC".  Este ano, o participante poderá escolher o dia, a hora e o local para correr, caminhar ou pedalar. Basta percorrer a quilometragem selecionada na inscrição até o dia 22 de outubro e enviar foto de relógio GPS, app de corrida ou painel da esteira para receber o kit com viseira, camiseta e medalha.

As inscrições e a programação completa estão disponíveis no site https://campanhaavcuberlan.wixsite.com/website.

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU

 

Palavras-chave: AVC saúde HC campanha prevenção

A11y