Pular para o conteúdo principal
Editorial

Jornal Diário de Ideias contempla opiniões do público infanto-juvenil

Um espaço para diferentes expressões

Publicado em 29/07/2020 às 10:24 - Atualizado em 22/08/2023 às 22:04

Jornal Diário de Ideias" tem por propósito o incentivo à aprendizagem criativa e colaborativa, buscando ampliar as formas de interação e expressão, por meio das diferentes linguagens e mídias. Um jornal pensado e planejado a partir da escuta sensível, atenta e interessada para as necessidades e interesses do público da Educação Básica. Diante disso, o projeto concede espaço autoral e protagonista para o público infanto-juvenil, de modo a evidenciar sua participação e a preservar sua  essência e singularidade. Uma proposta inovadora criada com e para crianças, adolescentes e demais membros da comunidade escolar.

Nesta edição, estudantes de diferentes idades e escolas contribuíram com temáticas criativas, inspiradoras e reflexivas, que evidenciam o olhar e a sensibilidade infanto-juvenil acerca do mundo. Os conteúdos hoje englobam confecções de brinquedos; receita caseira; dicas de leitura, de série e de música; abordagem de assuntos de relevância social; relatos de familiares; e até mesmo um momento de conversa virtual sobre o “Diário de Ideias”. Cada seção com sua essência singular: ‘Ideias brincantes’, voltada para o repertório recreativo e lúdico que perpassa o cotidiano dos estudantes; ‘Linguagens’, espaço para evidenciar as múltiplas formas de expressão humana por meio de diferentes linguagens; ‘Práticas que transformam’, destinada à expressão da comunidade escolar sobre temas que perpassam suas experiências cotidianas; ‘Pesquisações’, que abrange investigações e divulgações de pesquisas desenvolvidas pelo público infanto-juvenil no âmbito da Educação Básica; e, por fim, ‘Roda de conversa’, que promove conversações entre estudantes e outros integrantes da comunidade escolar sobre temáticas diversas.

Importante ressaltar que o “Jornal Diário de Ideias” contempla diversas opiniões do público infanto-juvenil e outros convidados da comunidade da Educação Básica, que compartilham conosco suas interpretações pessoais acerca de múltiplas temáticas que lhes despertam interesse. Nosso propósito é sempre oportunizar liberdade para as diferentes expressões; por isso, o Jornal está sempre disponível para receber opiniões diversas e abranger outras perspectivas, criando um espaço de trocas e aprendizados.           

Esperamos que todos(as) possam desfrutar deste espaço-tempo de aprendizagem e que possamos viver juntos experiências que nos movam a registrar e também a compartilhar cada vez mais nossas ideias! Somos uma união!

Luciana Soares Muniz - Coordenadora Geral Jornal Diário de Ideias

 

Com a palavra

Equipe de Gestão Eseba/UFU 2020-2024

A Gestão da Eseba parabeniza a equipe do Programa Diário de Ideias, especialmente a professora Luciana Muniz, por todo o empenho e dedicação em implementar propostas em momentos tão desafiadores para todos e todas nós! Os objetivos do programa se consolidam quando acessamos os espaços editoriais ‘Linguagens’, ‘Ideias Brincantes’, ‘Pesquisação’, 'Práticas que transformam' e ‘Roda de conversa’. Ao ler o jornal, podemos nos encantar com o protagonismo de seus autores e nos alentar com belíssimas produções ampliando nosso olhar para outras possibilidades de criação.

Acreditamos que a contribuição do Jornal Diário de Ideias para toda a comunidade acadêmica UFU propiciará visibilidade aos trabalhos pedagógicos desenvolvidos na Educação Básica. Outro fator de suma importância é que o Jornal Diário de Ideias poderá motivar o interesse de professores/as e graduandos/as das licenciaturas, para dirigir-se à escola em busca de espaços de aprendizagens, foco de um Colégio de Aplicação. O Jornal também pode contribuir de forma inovadora a outras instituições de ensino, como inspiração para outros projetos que envolvam uma educação pública e de qualidade. Esses espaços de diálogos, criação e produção podem evidenciar o maravilhoso trabalho desenvolvido por meio da experimentação, autoria, criação, que são marcas sólidas deste projeto. Agradecemos a todos os envolvidos nessa produção, docentes, estagiários, colaboradores da Dirco, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura por conferir voz e vez à Educação Básica, de maneira tão zelosa, cumprindo o papel social, educativo e cultural de um Colégio de Aplicação, por meio do Jornal Diário de Ideias. Que este espaço traga ludicidade e leveza refletindo a produção de conhecimento aqui espelhada num projeto autoral, inovador, potente e que reforça uma resistência pedagógica por meio da interação, do fazer, da experiência, do movimento, da integração, da força coletiva da educação e do olhar atencioso para as diversas formas e processos de aprendizagens.

Daniel Santos Costa - Diretor Eseba | Sumaia Barbosa Franco Marra - Assessora | Núbia Sílvia Guimarães - Assessora | Janine Cecília Gonçalves Peixoto - Assessora

 

Equipe de Gestão Eseba/UFU 2016-2019

O Programa Diário de Ideias representa o que há de mais complexo quando pensamos em educação na atualidade. Ao nos darmos conta de que o Programa ocorre em uma escola de Educação Básica, na Eseba, e no interior de uma Instituição de Ensino Superior, a Universidade Federal de Uberlândia, esse processo educativo ganha amplitude e complexidade, por se constituir como forma adequada de reconhecer a possibilidade de efetivarmos uma educação crítica e transformadora, desde a infância.
Ao envolver toda a comunidade escolar - docentes, técnicos, estagiários, estudantes e famílias - o Programa, idealizado pela professora Luciana Muniz, valorizou a leitura e a escrita de mundo das crianças em direta intersecção com a função maior do ato de ensinar, com a construção de conhecimento e com o trabalho pedagógico cotidiano, em um diário, no caso, de ideias.
Um caderno, rodas de conversa sobre uma colcha de retalhos e uma sala de aula com crianças da educação infantil; sujeitos sociais em aprendizagem e território escolar com postura educativa, se viram submersos e efetivamente incluídos, discutindo ideias e delas propondo ações com vistas a um mundo cada vez melhor.
Tal ação nos remete a um provérbio chinês, que ouvi do filósofo Mário Sérgio Cortella no final dos anos de 1990, em uma palestra de formação em uma escola onde atuava e que se mostra atual e conectado com a proposta em tela: “se dois homens vêm andando por uma estrada, cada um com um pão e, ao se encontrarem, trocarem os pães, cada um vai embora com um. Se dois homens vêm andando por uma estrada, cada um com uma ideia e, ao se encontrarem, trocarem as ideias, cada um vai embora com duas”.
Este é o espírito do Programa Diário de Ideias, que une crianças, comunidade escolar, processo de reflexão crítica, construção de conhecimento e formação de pessoas melhores para o mundo. Ele também capacita outros professores das redes públicas municipal, estadual e federal, ampliando cada vez mais sua escala de atuação.
Ao levar suas discussões para lugares cada vez mais distantes, formando e capacitando educadores no desenvolvimento de metodologias inovadoras, papel essencial dos Colégios de Aplicação federais brasileiros, o Projeto constitui-se como adequada e fundamental atividade de extensão, de ensino e de pesquisa e leva consigo o nome da Eseba e da UFU, o que muito nos orgulha. Além disso, institucionaliza a formação docente como necessidade com vistas a formar crianças melhores.
Por isso, no dia 29/11/2018, na Escola Sesc de Ensino Médio do Rio de Janeiro, ao anunciar a professora Luciana Soares Muniz como vencedora do 11º Prêmio Professores do Brasil no Ciclo de Alfabetização, nos três primeiros anos do Ensino Fundamental, o apresentador disse que ela havia realizado um projeto que tinha ideias no nome e se propunha a construir aprendizagens fundamentais e alicerce para o desenvolvimento de saberes e conhecimentos ao longo de toda a jornada educativa.
Que o Diário de Ideias continue alcançando cada vez mais professores e professoras, em lugares cada vez mais distantes. Assim, todos os envolvidos com ele e com a educação poderão ampliar, cada vez mais, sua visão de mundo e seu instrumental de reflexão.

André Sabino | Diretor

 

Equipe de Gestão Eseba/UFU 2016-2019

O Diário de Ideias é um programa que objetiva promover o desenvolvimento e o aprendizado da criança por meio do registro das ideias que circundam em torno de um determinado tema. O projeto começou sobre uma colcha de retalhos, em meio a uma roda de conversa com as crianças sentadas em círculo, e se expande, a cada dia, tomando proporções cada vez maiores, alcançando um público que vai além dos muros da Eseba/UFU, lugar de origem do programa. Nosso desejo é que essas ideias se multipliquem e alcem voo, que elas possam tocar professores e educadores em lugares distintos e longínquos e que se enraízem, cresçam e produzam frutos, gerando um mundo melhor, pleno de paz, de conhecimento e de novas ideias.

Selma Sueli Santos Guimarães | Assessora

 

Equipe de Gestão Eseba/UFU 2016-2019

Hoje, em pleno 2020, vivendo tempos de uma pandemia provocada por um vírus, observo como uma espectadora aposentada da Eseba a criação do “Jornal Diário de Ideias”. E é com muito entusiasmo e admiração que escrevo este pequeno texto.

Considero que este jornal está entrelaçado a um fazer pedagógico que acredita em uma abordagem teórica que sustenta um trabalho voltado para o desenvolvimento global de todos os envolvidos com a educação de qualidade; com metodologias que valorizam o lúdico, a cultura, a formação humana e a construção de conhecimentos, que garantem a participação ativa das crianças, adolescentes e adultos, tornando-os co-construtores de cultura no ambiente escolar e na sociedade. A partir disso, posso ampliar e afirmar que este trabalho dialoga e defende o empoderamento da ESCUTA como princípio, meio e fim. Uma escuta que está presente no protagonismo da criança, de professores, da família, uma escuta que rompe tempo-espaço de ouvir e de aprender com o outro, de ser e de estar no mundo. Uma escuta que garante potencialidades para todos os envolvidos.
Nada é mais belo que saber ouvir e respeitar as diferenças. Este jornal convida seus autores e leitores a fazerem isto: escutar a construção de linhas, contornos, marcas, desenhos, imagens, narrativas, histórias… fragmentos de uma memória que testemunha os processos e as trajetórias de um aprendizado invisível no visível.

Analúcia de Morais Vieira (Aposentada) | Assessora

 

Quem participou desta edição:

Jornal “Diário de Ideias”, ação que integra o Programa Institucional de Extensão, Diário de Ideias, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Uberlândia (Proexc/UFU), em parceria com a Escola de Educação Básica (Eseba) e com a Diretoria de Comunicação Social (Dirco). Periodicidade mensal.

Coordenação

  • Luciana Soares Muniz (Eseba/UFU)

Equipe de Jornalismo

  • Eliane Moreira (Dirco/UFU)
  • Maria Eugênia Matos da Cunha Lima (Estudante - Jornalismo/UFU)

Arte / Diagramação

  • Marcus Vinicius Guimarães Santos (Estudante - Relações Internacionais/UFU)

Publicidade/ Fotografia

  • João Ricardo Oliveira (Dirco/UFU)
  • Marcus Vinicius Guimarães Santos (Estudante - Relações Internacionais/UFU)

Reportagem

  • Franciele Queiroz da Silva  (Eseba/UFU)
  • Léa Aureliano de Sousa Machado  (Eseba/UFU)
  • Luciana Soares Muniz  (Eseba/UFU)
  • Maria Eduarda Matos da Cunha Lima (Estudante-Psicologia/UFU)
  • Mariane Ellen da Silva (Eseba/UFU)
  • Mônica de Faria e Silva (Difdo/UFU)
  • Vaneide Corrêa Dornellas  (Eseba/UFU)
  • Vanessa de Souza Ferreira Dângelo  (Eseba/UFU)
  • Paula Amaral Faria (Eseba/UFU)
  • Rochele Karine Marques Garibaldi  (Eseba/UFU)
  • Walleska Bernardino Silva  (Eseba/UFU)

Editora de Podcast

  • Josielle Ingrid de Moura Soares (Dirco/UFU)

Revisão 

  • Franciele Queiroz da Silva  (Eseba/UFU)
  • Walleska Bernardino Silva  (Eseba/UFU) 

Colaboradores 

  • Cristiano Alvarenga Alves (Dirco/UFU)
  • Renata Neiva (Dirco/UFU)
  • Hermom Dourado (Dirco/UFU) 

Fale Conosco 

Abaixo, a versão em PDF da segunda edição do Jornal.

 

 

 

Palavras-chave: Editorial segunda edição diário de ideias

A11y