11/09/2019 - 11:49 - Atualizado em 13/09/2019 - 18:00
Universidade promove debate sobre racismo
Mesa-redonda ocorre na próxima sexta-feira e conta com participação de docentes do Instituto de História e da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura
Hermom Dourado

Foto: Margarida Matias

Uma das vozes mais ativas na militância da causa negra na década de 1960 nos Estados Unidos, a professora Angela Davis é enfática: “Numa sociedade racista, não basta não ser racista. É necessário ser antirracista.” Diante de uma sociedade na qual os números evidenciam que, dia após dia, as brasileiras e os brasileiros negros são alvo de toda a sorte de violências físicas e sociais, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) se vê no dever de colocar a questão do racismo em pauta.

Com este propósito, o Anfiteatro F do Bloco 5O é palco da mesa-redonda “A Universidade contra o Racismo”, a ser realizada na próxima sexta-feira (13/09), a partir das 18h. Farão parte da atividade os seguintes debatedores: Florisvaldo Paulo Ribeiro Jr, Ivete Batista da Silva Almeida, José Benedito Almeida Jr e Maria Andrea Angelotti Carmo (Instituto de História); Helder Eterno da Silveira e Vânia Bernardes (Pró-Reitoria de Extensão e Cultura).

De acordo com os organizadores, o objetivo do evento é “abrir espaço de debate, contribuindo, assim, para a formação continuada de servidores dos diversos setores da UFU, em atendimento às exigências para a implementação da Lei nº 12.288, de 20 de julho de 2010, que institui o Estatuto da Igualdade Racial.

Ademais, as discussões propostas pela mesa também visam colocar em questão a realidade atual da população negra brasileira, apontar a presença e as formas de fixação do racismo nos diversos âmbitos da vida em sociedade, bem como “refletir sobre a necessidade da UFU se consolidar como um espaço onde o racismo não pode ter lugar, pois toda e qualquer atitude de exclusão e discriminação fere os princípios democráticos da universidade”, conforme sublinha a professora Ivete Almeida, acrescentando que a mesa-redonda será encerrada com uma apresentação especial do terno de congado “Quilombo dos Palmares”.