Pular para o conteúdo principal
SAÚDE

Pesquisador da Escola Técnica de Saúde comenta cenário da dengue em Uberlândia

Vírus vem evoluindo rápido e exigindo atenção dos moradores

Publicado em 20/03/2019 às 16:52 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:33

Foto: Pixabay

 

O boletim Comunica UFU, apresentado pela jornalista Eliane Moreira na Rádio Universitária FM no dia 12 de março, trouxe um alerta sobre os casos de dengue no município de Uberlândia e maneiras de evitar a doença. O convidado para esse bate-papo foi o professor João Carlos de Oliveira, pesquisador da Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal de Uberlândia (Estes/UFU).

O professor explica que, a cada ano, existe a possibilidade de circulação de um novo tipo de vírus. “Nós temos quatro tipos de vírus, tipo um, dois, três e quatro, mas o que  percebemos é que, a cada verão, ora mais, ora menos, existe um tipo de vírus circulando com maiores ou menores intensidades e agressividade na saúde da população.” Segundo Oliveira, os ovos dos mosquitos têm eclodido antes do tempo de sete dias, previsto em literatura científica.

Além disso, outra preocupação está voltada para os hábitos da população de Uberlândia. Verificou-se, por meio de pesquisas feitas pelo Centro de Controle de Zoonoses, que, a cada 10 casas, existem larvas dentro de oito a nove residências, o que dificulta o combate por meio do fumacê.

O professor afirma que é necessário repensar as políticas de combate, pois cada município tem suas particularidades, e ressalta que o fumacê interrompe o ciclo com a morte do mosquito, porém, não atinge os ovos e larvas que estão dentro das casas. Oliveira reforça ainda que é preciso investir em ações educativas ao longo de todo o ano, visto que se tem notado a proliferação do mosquito no inverno também.

Ouça o programa completo abaixo.

 

Palavras-chave: Dengue; Saúde; Especialista

A11y