Universidade confere grau a 995 formandos em Uberlândia

Evento reitera a importância das universidades públicas, gratuitas e de qualidade

Publicado em 26/02/2019 às 18:19 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:33

As cerimônias de Colação de Grau unificadas, referentes aos concluintes dos cursos no segundo semestre de 2018, aconteceram no dia 23/02, sábado, em três horários, 9h, 14h e 19h30. Participaram da solenidade 995 alunos dos 56 cursos oferecidos nos campi de Uberlândia. Estiveram presentes, nos três turnos, dirigentes, docentes, discentes da  UFU, além do Coral da UFU e de representantes de autoridades da cidade.

Durante uma das celebrações, a estudante Lorrane Stéfane recebeu a outorga de grau em nome de todos os alunos presentes. Em seu discurso, ela relatou sua trajetória na universidade como deficiente visual e salientou a importância da acessibilidade e da inclusão: “Quero agradecer a Universidade Federal de Uberlândia por acessibilizar a minha permanência e consequentemente a minha conclusão no curso de Pedagogia. Gostaria de agradecer aos professores que tiveram que readaptar juntamente comigo”.  Lorraine foi perdendo a visão durante o transcorrer de sua graduação. Ela finalizou deixando a mensagem aos demais formandos e formandas: “Temos aqui representantes de diversas áreas, das Ciências Biológicas e da Saúde, das Ciências Exatas, das Ciências Agrárias, e das Ciências Humanas. Digo para vocês que, independentemente da área que forem atuar, que vocês atuem com humanidade. Foi isso que eu precisei neste tempo. Talvez, se as pessoas que estivessem ao meu redor não tivessem sido tão humanas eu não estaria aqui hoje”.

A colação de grau no período da noite foi traduzida pela equipe do Centro de Ensino, Pesquisa, Extensão e Atendimento em Educação Especial (Cepae) para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Palavras-chave: colação de grau 2018/2 colação de grau unificada colação de grau uberlândia