Inflação acumulada de 2018 é de 2,69% em Uberlândia

Em dezembro, setor de alimentação é um dos principais responsáveis por aumento no IPC em relação a novembro

Publicado em 15/01/2019 às 17:01 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:33

A inflação nacional acumulada em 2018 foi mais de um ponto percentual acima do índice medido em Uberlândia (Foto: Marco Cavalcanti)

O Centro de Pesquisas Econômico-Sociais do Instituto de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia (Cepes/IERI/UFU) divulgou o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) do mês de dezembro de 2018. A inflação  para a cidade de Uberlândia ficou em 0,36%, enquanto a inflação acumulada para o ano no município foi de 2,69%.

Após uma queda (-0,18%) no mês de novembro, o índice teve um leve aumento em dezembro. As festividades do final do ano são fatores que contribuíram, em parte, para a subida do índice, segundo o pesquisador Álvaro Fonseca. Um dos setores que favoreceram o aumento foi o de alimentação (de -0,04% para 0,51%), com destaque para saúde e cuidados pessoais (de 0,18% para 0,90%).

Já em relação à inflação acumulada durante o ano de 2018 (2,69%), houve uma discreta queda no valor em relação a 2017 (2,82%) na cidade. Comparando o índice municipal ao nacional - Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), produzido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) -, o último ficou em 3,75%, mais de um ponto percentual acima do acumulado em Uberlândia.

Cesta básica e salário mínimo

O preço da cesta básica apresentou um aumento em relação ao mês anterior, saindo de R$370,74 em novembro, para R$385,31 em dezembro. O crescimento está relacionado a três produtos: batata (21,62%), feijão (20,69%) e banana (21,07%). O valor da cesta foi o maior durante o ano de  2018.

O Cepes ainda calculou o valor do salário mínimo necessário para uma família com dois adultos e duas crianças, tendo como referência o valor da cesta básica e de acordo com procedimento adotado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), que seria de R$3.236,99. Esse resultado mostra que o salário mínimo oficial no mês de dezembro de 2018 equivale apenas a 29,47% do salário mínimo necessário de acordo com a Constituição Federal.

Os boletins dos meses anteriores, bem como o de dezembro, podem ser vistos no site do Instituto de Economia e Relações Internacionais da UFU.

Palavras-chave: IPC dezembro consumidor Economia