Reitor da UFU é eleito presidente de fórum de reitores de Minas Gerais

Foripes reúne 19 instituições públicas de ensino superior

Publicado em 04/12/2018 às 01:02 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:36

Sandro Cerveiras (Unifal), Valder Steffen Júnior e José Ricardo da Silva (IFNMG) vão presidir o Foripes (foto: Divulgação)

O reitor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Valder Steffen Júnior, foi eleito presidente do Fórum de Dirigentes das Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais (Foripes/MG).

A eleição ocorreu no Campus Santa Mônica da UFU, na tarde desta segunda-feira (3/12), durante reunião de representantes de entidades que integram o fórum. O mandato é de um ano.

O primeiro vice-presidente será José Ricardo Martins da Silva, reitor do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) e o segundo vice-presidente, Sandro Amadeu Cerveiras, reitor da Universidade Federal de Alfenas (Unifal).

Além da eleição de uma nova diretoria, os gestores trataram da renovação do regimento, de projetos e de emendas orçamentárias feitas por parlamentares.

O grupo tem atuado junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (Sedectes), à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e ao Congresso Nacional.

Entre os principais temas de discussão estão as emendas de bancadas, feitas ao Orçamento Geral da União, visando a liberação de mais recursos para o desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da extensão no estado.

Entre os principais temas de discussão do grupo estão as emendas de bancadas (foto: Milton Santos)

O Foripes/MG reúne representantes das 11 universidades federais e das duas estaduais, dos cinco institutos federais e do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet). O reitor da UFU destacou a importância dessas instituições estarem juntas na defesa de seus projetos específicos.

“Temos conseguido uma boa presença desse grupo no parlamento em momentos de definição do orçamento, trabalhando com a Comissão de Educação, Comissão de Ciência e Tecnologia. Tudo isso ajuda as nossas instituições mineiras”, explica Steffen Júnior.

O fórum foi aberto pelo quarteto de flauta transversal Fluctus, formado por alunos e ex-alunos do curso de Música da UFU e coordenado pela docente Geisa Felipe. Eles apresentaram composições de Pixinguinha com Benedito Lacerda e com Vinícius de Moraes e do francês Eugene Bozza.

Na recepção aos dirigentes, além do reitor estavam presentes o vice-reitor, Orlando Mantese, todos os seis pró-reitores das UFU, o prefeito universitário, o chefe de gabinete e assessores da Reitoria.

Valder Steffen Júnior

O reitor da UFU é natural de Rio Claro (SP). Concluiu Engenharia Mecânica na Unicamp em 1976, concluiu seu doutorado pela Université de Franche-Comté (Besançon/França) no final de 1979; defendeu sua tese de Habilitation à Diriger des Recherches em 1991 também em Besançon, França. Realizou dois estágios em nível de pós-doutoramento, o primeiro no INSA de Lyon, na França, 1986-87 e, o outro, na Virginia Tech, EUA, 1999-2000, como Fulbright Scholar. É Editor Senior do Journal of Vibration and Control e Editor-Chefe Associado de Mechanics and Industry. Recebeu em 15 de agosto de 2002 a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico, concedida pelo Governo Federal. É Membro da Academia Nacional de Engenharia e Membro da Academia Brasileira de Ciências. É Professor Titular da Faculdade de Engenharia Mecânica e Pesquisador Nível 1-A do CNPq.

Instituições que integram o Foripes/MG:

Centro Federal de Educação Tecnológica - Cefet/MG

Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG

Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - IFNMG

Instituto Federal do Sudeste de Minas - IFSEMG

Instituto Federal do Sul de Minas - IF Sul de Minas

Instituto Federal do Triângulo Mineiro - IFTM

Universidade do Estado de Minas Gerais - Uemg

Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Universidade Federal de Alfenas - Unifal

Universidade Federal de Itajubá - Unifei

Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF