Índice de preços em Uberlândia fecha em queda no mês de novembro

Boletim do Cepes/UFU também traz comparativo 2017-2018 de produtos natalinos

Publicado em 12/12/2018 às 16:55 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:36

O boletim de novembro mostra que o índice fechou em queda, no valor de -0,18% em relação ao mês de outubro (foto: Pixabay)

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), da cidade de Uberlândia, foi disponibilizado nesta quarta-feira (12/12). Apresentado por Álvaro Fonseca, economista e pesquisador do Centro de Pesquisas Econômico-Sociais do Instituto de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia (Cepes/IERI), responsável pelo levantamento de dados.

O boletim de novembro mostra que o índice fechou em queda, no valor de -0,18% em relação ao mês de outubro. O acontecimento se dá pela queda nos grupos de peso, principalmente nos transportes, onde os combustíveis tiveram baixa de 5%. O grupo de alimentação também apresentou leve queda, ficando em -0,4% em relação a outubro deste ano.

Na outra ponta, habitação teve um aumento, em que os aluguéis e taxas foram os responsáveis. Já o grupo de vestuário também teve um aumento puxado pelas roupas femininas.

Cesta básica e salário mínimo necessário

Os alimentos que compõem a cesta básica sofreram um aumento de 5,38% no mês novembro em relação ao mês anterior. Com o reajuste, o consumidor uberlandense precisa desembolsar R$ 370 para conseguir adquirir todos os produtos. O gasto subiu com alimentos como o tomate, batata e banana. Em contraponto, o feijão e leite tiveram queda.

O valor do salário mínimo necessário é calculado a partir do valor da cesta básica e toma como referência uma família composta por quatro pessoas. Assim, o valor mínimo para a manutenção de uma família em Uberlândia, no mês de novembro, foi de R$ 3.114,60; um valor mais de três vezes maior do que o salário mínimo oficial, de R$ 954,00.

Lista de itens natalinos

Este mês o Cepes lançou também os preços da lista de produtos recorrentes nas ceias de Natal. Os dados foram coletados na última semana do mês de novembro e nas duas primeiras semanas de dezembro. O objetivo é fornecer a população uberlandense uma referência da média de preços de produtos comumente consumidos nessas época do ano. Ela pode ser acessada na íntegra aqui.

Boletim do Índice de Preços ao Consumidor de Uberlândia (IPC-Cepes) - novembro 2018

Boletim Cesta Básica de Alimentos de Uberlândia

Índice de Preços ao Consumidor ‐ IPC (1979 ‐ 2018-Nov)

Salário Mínimo Necessário (1991 ‐ 2018-Nov)