Divulgação científica

Evento Brincando e Aprendendo apresenta ciência e tecnologia de forma lúdica

Programação contou com atividades de radioatividade, alfabeto e jogos de matemática

Publicado em 19/10/2018 às 15:48 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:56

Os stands estão no saguão do Bloco 5R, no Campus Santa Mônica da UFU (Foto: Marco Cavalcanti)

Aconteceu, nesta quinta e sexta-feira (18 e 19/10), a oitava edição do evento Brincando e Aprendendo. A atividade, que integra a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), tem o objetivo de apresentar, de forma lúdica, ciência e tecnologia para crianças e adolescentes.

Apesar da programação ser voltada para estudantes de Ensino Fundamental e Médio, a comunidade interna e externa também pôde participar. Quem passou pelo saguão do Bloco 5R, do Campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), encontrou 13 estandes com exposições científicas, mostras, oficinas e jogos que estimulam o aprendizado, por meio de exemplos práticos do cotidiano.

Dentre as atrações, estavam atividades sobre realidade virtual aumentada, radioatividade, alfabeto, jogos de matemática, tabuada, agricultura sustentável, entre outros. A aluna do sétimo ano, Ana Laura, conta que sua atividade favorita foi a "Brilhando com a Ciência", em que aprendeu sobre os efeitos da luminescência com um aluno do curso de Física da UFU. “Lá ele coloca algo na luz e fica brilhante, depois ele coloca um quadro dez segundos na luz e mesmo no escuro continua brilhando”.

Outra estudante do sétimo ano, Bárbara, gostou do estande “Embrião de um museu a partir do lixo”. Ela conheceu objetos antigos que nunca havia visto. “Ele mostra um videogame antigo e compara os objetos. Eu achei bem legal porque tinha algumas coisas que eu não conhecia”.

A professora do quinto ano Kênia Mariano afirma que a atividade agrega conhecimento para os alunos. “Eles estão gostando muito, estão empolgados. Quando voltarmos [para a escola], pergunto o que eles gostaram mais, o que viram de diferente, o que aprenderam e a gente vai fazer um resumo do trabalho”.

A estimativa é de que 400 estudantes tenham comparecido nos dois dias de programação. O evento é organizado pela UFU, em parceria com a Prefeitura Municipal de Uberlândia (PMU) e o Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM).

Confira as imagens do evento:

Palavras-chave: Ciência tecnologia Matemática alfabetização Biologia agricultura