Gestão

UFU recebe encontro regional de pró-reitores de Pós-Graduação e Pesquisa

Internacionalização e novas formas de avaliação foram temas de reunião

Publicado em 21/09/2018 às 13:02 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:36

Concepta Margaret Mcmanus Pimentel, diretora de Relações Internacionais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fala das perspectivas da internacionalização nas universidades brasileiras. (Foto: Jussara Coelho)

Aconteceu hoje, no anfiteatro da Fundação de Apoio Universitário (FAU), a reunião da região Sudeste do Fórum de Pró-Reitores de Pós-Graduação e Pesquisa (Foprop). Durante o encontro, foram discutidos internacionalização e o novo sistema de avaliação das pós-graduações. De acordo com o presidente do Foprop, Joviles Vitorio Trevisol, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), o propósito do encontro é reunir os pró-reitores das regiões brasileiras e permitir que cada uma das regiões possa discutir os temas estratégicos que envolvam a pesquisa e a pós-graduação diretamente com as agências que fomentam e avaliam estes estudos no Brasil.

Estiveram presentes durante o evento as professoras Concepta Margaret Mcmanus Pimentel, diretora de Relações Internacionais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Sonia Nair Bão, diretora de Avaliação da Capes. As docentes falaram sobre internacionalização, esclareceram dúvidas sobre o Programa Institucional de Internacionalização (PrInt), bem como aspectos da política de avaliação dos programas de pós-graduação, permitindo que os pró-reitores fizessem perguntas e produzindo esclarecimentos sobre as políticas nacionais de pós-graduação, de pesquisa e de inovação. Pimentel afirma que os principais interlocutores da Capes são os pró-reitores de pós-graduação, assim os fóruns trazem a possibilidade de tirar as dúvidas em conjunto, melhorando a qualidade da pós-graduação brasileira. Pimentel explicou que existem outros programas, além do PrInt, que são de interesse dos pró-reitores. “Então a ideia é dar os instrumentos às universidades para construírem seu planejamento estratégico dentro da pós-graduação para a melhoria da sua qualidade”, salientou Pimentel.

Para a UFU, o encontro serviu também para tirar dúvidas sobre a participação da universidade no PrInt. O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Carlos Henrique de Carvalho, salienta que o “contexto é discutir as grandes linhas estratégicas para a pós-graduação brasileira que é a internacionalização dentro do escopo do edital PrInt com esclarecimentos sobre a seleção dos projetos que a Capes vai apoiar a partir deste ano”.

Critérios de avaliação

Com a possibilidade de mudança no sistema de avaliação da pós-graduação, o presidente do Foprop esclarece que há uma comissão trabalhando nas  propostas que serão apresentadas ao conselho superior da Capes. Sendo fundamental repensar o sistema e avaliar este nivel de formação também a partir de outras dimensões. “Mas o entendimento é que nenhuma mudança estrutural na avaliação da pós-graduação vai ser inserida antes do término do quadriênio que é dezembro de 2020. Então as mudanças mais estruturais serão implementadas a partir do início de 2021”, elucida.

>>>Veja mais

Palavras-chave: reunião regional de pro-reitores de pós-graduação do sudeste foprop Print UFU internacionalização UFU