UFU tem cinco trabalhos artísticos selecionados para o Corredor Cultural

Projetos irão fazer parte da programação dos Festivais do Corredor

Publicado em 10/08/2018 às 10:19 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:36

Dentre os projetos culturais de 19 Instituições de Ensino Superior (IES) públicas selecionados para participar do Corredor Cultural Forproex Sudeste 2018, cinco são da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Os trabalhos artísticos foram escolhidos para integrarem as atividades dos Festivais do Corredor, que ocorrerão na Universidade Federal de Lavras (UFLA), Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

O Corredor Cultural é um projeto desenvolvido pelo Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras (Forproex Sudeste), e conta com o apoio do Ministério da Cultura (MinC). O objetivo é promover a circulação das atividades artísticos-culturais e de extensão produzidas nas IES, através de intercâmbio cultural. Ele também age como ferramenta de inserção cultural nos espaços acadêmicos e impulsiona a diversidade cultural.

De acordo com o diretor de Cultura da UFU, Alexandre Molina, este é o único projeto de intercâmbio cultural entre universidades públicas brasileiras e, embora favoreça o fluxo de produção entre as instituições e incentive a criação de novos projetos e ações no campo da arte e cultura, "precisa ser fortalecido e ampliado para as demais regiões do país ”, diz o diretor de Cultura.

Os trabalhos da UFU selecionados para fazer parte do Corredor Cultural foram: o projeto “Circuito lago”, a performance “Magnólias Negras Grafias em Outros Trajetos”, um solo de dança contemporânea intitulado “Scópio”. Além do projeto “Orquestra Popular do Cerrado”, grupo musical vinculado ao Instituto de Artes (Iarte),  e a oficina Exercício número 1: da criação à presentificação da luz na cena” do curso de Teatro.

Os festivais ocorrerão entre os dias 15 e 26 de agosto e a programação completa pode ser conferida no evento do Facebook das instituições UFSJ, UFLA e UFRRJ.

Palavras-chave: Corredor cultural UFU cultura