23/04/2015 - 18:59 - Atualizado em 24/04/2015 - 16:41
Professor da UFU assume presidência da Abrace
Universidade passa a ser sede da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas
José Amaral Neto

Em outubro de 2015 acontecerá, na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), a Reunião Científica da Abrace. Isso tem gerado reuniões preparatórias que vão dando forma à agenda inicial da nova diretoria da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas (Abrace), para o biênio 2015/2016, em sua nova sede, a UFU, onde está seu presidente, o professor Narciso Telles, do Curso de Dança e Teatro.

A Abrace possui fundamental papel no desenvolvimento da pesquisa e da pós-graduação em Artes Cênicas no Brasil. O grande número de pesquisas apresentadas e sua qualidade confirmam as Artes Cênicas como um caminho firme para a formação que é, hoje, de importante massa crítica consistente, com um pensamento forte, em nível nacional. Com 17 anos de existência, completados em 21 de abril, sua trajetória começou em Salvador, no ano de 1998, com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Técnológico (CNPq) e do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Bahia (Cadct/BA).

A nova diretoria já trabalha para construir parceria com a Editora da UFU (Edufu) a fim de garantir a publicação das Edições Abrace. A iniciativa se soma à meta de ampliar os canais de comunicação com seus associados, principalmente por meio do Portal Abrace. Com produção de notícias institucionais e acadêmicas, divulgação de eventos na área, e criação  da seção de videos, permitindo assim uma multiplicidade de vozes que formam a Abrace.

A nova diretoria tem se concentrado na consolidação de sua estrutura e dinâmica nesta nova fase. Antes da transferência para a UFU, a Abrace tinha sua base na Universidade Federal de Uberlândia (UFMG).