20/02/2015 - 20:11 - Atualizado em 25/02/2015 - 12:50
UFU aprova orientações para elaboração de novo estatuto
Reunião extraordinária do Consun foi realizada nesta sexta (20/02)
Diélen Borges

O Conselho Universitário (Consun) da UFU aprovou, nesta sexta-feira (20/02), a proposta que orientará o processo estatuinte da instituição. A resolução estabelece os procedimentos para o desenvolvimento dos trabalhos para discussão e elaboração de proposta para a alteração do estatuto da universidade.

Na reunião extraordinária, o conselho definiu as regras para as eleições dos representantes docentes, discentes e técnicos administrativos que vão compor a Comissão Estatuinte. Essa comissão será formada de modo paritário pelos três segmentos, além de membros da sociedade civil organizada, e deverá promover ações de mobilização da comunidade universitária para participar efetivamente das discussões e elaboração da proposta de alteração estatutária a ser apresentada para apreciação e aprovação do Consun.

O atual estatuto da UFU foi aprovado pelo Consun em dezembro de 1998 e entrou em vigor em abril de 1999. Na análise sobre a importância da instalação do processo estatuinte, o professor Cláudio Antonio di Mauro, relator do Processo n. 138/2014, que aprova o processo, indicou a expansão organizacional da UFU na recente década, com a criação dos campi Ituiutaba, Patos de Minas, Monte Carmelo e Glória e de novos cursos, além da ampliação do número de discentes, docentes e técnicos, como justificativas plausíveis para a alteração do estatuto.

Consun realiza primeira reunião sobre novo estatuto

Segunda reunião sobre estatuinte debate eleições de representantes

TÓPICOS: