Skip to:

FacebookTwitterFlickrYoutubeFeed RSS

  • Aumentar
  • Diminuir
  • Normal

Current Size: 100%

29/10/2014 - 14:40 - Atualizado em 03/11/2014 - 15:54
PET Agronomia de Monte Carmelo organiza Dia de Campo
Foram abordadas tecnologias para a cafeicultura do cerrado mineiro
Por: 
PET Agronomia UFU Campus Monte Carmelo

A Fazenda Juliana, situada no município de Monte Carmelo, sediou, no dia 17/10, o Dia de Campo “Tecnologias para a Cafeicultura do Cerrado Mineiro”. Esse evento, de cunho totalmente científico, foi organizado pelo PET Agronomia UFU Campus Monte Carmelo sob a coordenação da tutora, professora Gleice Aparecida de Assis, em parceria com a Universidade Federal de Lavras (UFLA), representada pelo professor Rubens José Guimarães, coordenador de pesquisas em desenvolvimento na Fazenda Juliana.  

O Dia de Campo contou com apoio do proprietário da Fazenda Juliana, Renato José Baiardi, professores da UFU e UFLA. Participaram 160 pessoas de diversas áreas, tais como produtores, estudantes, pesquisadores, agrônomos e técnicos de cooperativas.

O evento foi dividido em seis estações. O estande 1 ficou sob responsabilidade dos professores Adriane de Andrade Silva e Cleyton Batista de Alvarenga, ambos da UFU, com o tema “Agricultura de precisão na cafeicultura”. O estande 2, “Eficiência de fertilizantes nitrogenados na cafeicultura”, ficou a cargo do doutorando Danilo de Araújo Soares, do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Solo da UFLA, sob a orientação do professor Douglas Ramos Guelf. O estande 3, “Qualidade do café”, foi ministrado pelo profissional Bruno Ribeiro, mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências dos Alimentos da UFLA, sob a orientação da professora Rosemary Gualberto. O estande 4, “Filtro biológico de águas residuais do beneficiamento de frutos do cafeeiro”, ficou sob responsabilidade da doutoranda Marinês Ferreira Pires, do Programa de Pós-Graduação em Botânica Aplicada (UFLA), sob a orientação do Professor Dr. Evaristo Mauro de Castro. No estande 5 aconteceu a palestra sobre “Produção de café naturalmente aromatizado a partir da fermentação controlada”, da doutoranda Suzana Reis Evangelista, do Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Alimentos, sob a orientação da professora Rosane Freitas Schwan (UFLA). No estande 6, o tema foi “Manejo da adubação em lavoura cafeeira fertirrigada”, com o professor Alberto Colombo (UFLA).

Após todas as palestras, o evento foi encerrado com um almoço de confraternização. O grupo PET Agronomia UFU Monte Carmelo agradece a presença de todos os participantes e colaboradores do evento.

Grupo PET Agronomia Campus Monte Carmelo com a tutora Gleice Aparecida de Assis

 

Estação “Manejo da adubação em lavoura cafeeira fertirrigada”

 

Mostra prática da estação 6 “Manejo da adubação em lavoura cafeeira fertirrigada”

 

Estação “Produção de café naturalmente aromatizado a partir da fermentação controlada”

 

Estação “Agricultura de precisão na cafeicultura”

 

Estação “Eficiência de fertilizantes nitrogenados na cafeicultura”

 

Estação “Qualidade do café”

 

Almoço de confraternização e pronunciamento da tutora, professora Gleice Aparecida de Assis; coordenador do curso de Agronomia de Monte Carmelo, professor Bruno Sérgio Vieira; e coordenador de pesquisas da Fazenda Juliana

 

 

 

 

Av. João Naves de Ávila, 2121 - Campus Santa Mônica - Uberlândia - MG - CEP 38400-902

+55 34 3239-4411 | +55 34 3218-2111

© 2019. Universidade Federal de Uberlândia. Desenvolvido por CTI, com tecnologia Drupal